Curso de qualificação renova o sentimento de esperança de pessoas em situação de rua em Ananindeua

04/07/2023 15h38 - Atualizada em 04/07/2023 16h39

“Essa é uma porta que abriu para que a gente dê a volta por cima, e possa acreditar na vitória. Já tive muitas oportunidades na vida e algumas deixei passar, mas esse certificado reacendeu minha esperança. Agradeço imensamente essa oportunidade que é motivo de alegria. Esse certificado é uma grande conquista”, disse C.S.C, usuário do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Ananindeua.

O sentimento de esperança se reflete nos 16 usuários que receberam nesta terça-feira (04), no Centro POP Ananindeua, certificados de conclusão do curso de Saúde e Segurança no Trabalho (meio rural) realizado pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso faz parte do Programa Municipal Talento e Oportunidade, que tem o intuito de promover oportunidades de trabalho, emprego e renda, com ações de qualificação social e profissional para cidadãos atendidos pelas unidades que compõem a rede socioassistencial do município.

“Aqui no Centro Pop acreditamos na mudança, acreditamos que é possível construir uma nova história. Para isso, é importante que os nossos acolhidos se sintam motivados e que tenham todas as oportunidades de reconstruir suas vidas, e o mais importante, que tenham condições de se manterem, por isso que também promovemos cursos de qualificação para os nossos usuários. Trabalhamos, pensamos e planejamos estratégias, para que cada acolhido seja reinserido no mercado de trabalho, seja como empregado ou autônomo, gerando renda por meio de seu próprio trabalho e assim troquem o cartão do Bolsa Família por uma Carteira de Trabalho. Desejo que todos valorizem essa oportunidade”, declarou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima, durante o seu discurso.

Segunda a professora do SENAR, Neide Gomes, o curso abordou sobre logística de segurança do trabalho, EPI, EPC, brigada de incêndio, primeiros socorros, entre outros, com duração de 40 horas. “Nas aulas, buscamos enfatizar tudo que envolve a segurança do trabalho para que o público adquira conhecimento, tendo oportunidade de aprenderem um ofício e de estarem aptos ao mercado de trabalho. O ser humano precisa estar incluído na sociedade para que se sinta importante e a Prefeitura de Ananindeua está de parabéns com esse trabalho de inclusão”, comentou.

Para A. N. G, o curso destinado a população que vive em situação de rua mostra que a Assistência Social do município se preocupa com os cidadãos que estão nessa condição.  “Estou aqui no Centro Pop há dois anos e pouco, e agradeço muito por essa oportunidade. Sem dúvida mostra que a secretaria está olhando por nós. Quero aprender cada vez mais. Creio que cada um de nós, vamos trocar o benefício do bolsa família por uma carteira de trabalho”, contou.

O Centro POP Ananindeua é uma unidade que integra projetos, programas e serviços, que contribuem para o exercício da cidadania e possibilitam a superação da situação de vivência de rua. Atualmente, o centro acompanha mais de 100 pessoas, destes, 70 recebem Bolsa Família e 9 o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo maior é priorizar a garantia dos direitos dessa população.