CRAS Ananindeua promove acolhida de jovens indígenas venezuelanos no CIEE

06/07/2023 16h50 - Atualizada em 06/07/2023 17h01

Em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), iniciou uma série de encontros com jovens venezuelanos da etnia Warao com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho. As atividades têm como polos as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O primeiro encontro foi realizado no CRAS Daniel Reis, bairro Centro, onde foram abordadas informações sobre programas de estágio e aprendizagem, dicas de confecções de currículos e reflexões sobre o mundo do trabalho.

“Essas orientações podem parecer simples, mas tem um grande significado para os Warao. Em parceria com os órgãos públicos e o ACNUR, temos buscado promover ações voltadas ao público em situação de refúgio e o nosso objetivo maior é estar trabalhando com eles, informando sobre o programa de aprendizagem e de estágio, como se cadastrar no portal CIEE e realizar os cursos pelo Saber Virtual”, ressaltou a assistente social do CIEE, Juliana Leal.

Apesar das dificuldades naturais envolvendo a compreensão do idioma, os jovens participaram ativamente.

“Estamos muito felizes em estar aqui, a equipe foi bem atenciosa e tiveram paciência com a gente. Nos cadastraram nos programas e responderam algumas dúvidas que tínhamos. Agora, espero conseguir uma vaga no mercado de trabalho, para eu conseguir ajudar a minha família”, comentou Juan Nuñez.

Para oferecer um melhor serviço aos jovens Warao, o ACNUR fez a distribuição de notebooks para os CRAS que irão promover as oficinas sobre mercado de trabalho para os indígenas venezuelanos. “A entrega dos notebooks é justamente para fortalecer o trabalho, e a escolha dos três CRAS (CRAS Daniel Reis, CRAS Curuçambá e CRAS Distrito) foi feita porque são os que justamente mais trabalham com os refugiados, e são os que tem mais demandas a serem atendidas com as comunidades Warao”, frisou a representante do ACNUR, Tamajara Silva.

Indígenas refugiados - Warao

Desde 2021,  a Prefeitura de Ananindeua elaborou e baixou o decreto de criação do Comitê Intersetorial Municipal de Acolhimento e Atenção à População Indígena Warao, que busca garantir a esse público o acesso aos serviços nas áreas da assistência social, educação, saúde, habitação e saneamento, além das demais políticas sociais que visam assegurar os direitos dos Warao.

“Hoje, podemos dizer que somos uma das referências nacionais no atendimento aos indígenas Warao por conta dos serviços, projetos e programas que temos realizados no município, para assegurar os direitos das famílias venezuelanas que vivem aqui, com trabalhos na área da educação, saúde e assistência social. O compromisso do prefeito doutor Daniel é fechar mais parcerias, e realizar mais trabalhos para garantir dignidade e qualidade de vida para os Warao”, ressaltou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.