Defesa Civil de Ananindeua entrega colchões para moradores atingidos pelas enchentes no inverno

O Município ajuda a população que sofreu pelas fortes chuvas a restabelecerem seus lares.

09/08/2023 21h12

Sevidores da Defesa Civil atendendo moradoresNesta quarta-feira (09) a Prefeitura de Ananindeua através da Defesa Civil do município, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), e em parceria com o Governo do Estado, realizou a entrega de colchões para moradores do bairro da Águas Lindas.

O período de inverno é marcado por chuvas intensas e a subida dos rios que compõem a bacia amazônica. Durante esse período, conhecido como estação chuvosa ou inverno amazônico, ocorrem alagamentos e enchentes, que têm um impacto significativo nas comunidades localizadas às margens de córregos e afluentes. Causando transtornos e desastres nessas regiões.

Nesses momentos de desastres, a Defesa Civil desempenha um papel fundamental na proteção e segurança das comunidades. Sua importância reside na capacidade de prevenir, preparar, mitigar e responder a uma variedade de desastres naturais e causados pelo homem, que podem causar perdas humanas, danos materiais e interrupção das atividades cotidianas. A atuação da Defesa Civil é crucial para amparar a sociedade diante de situações adversas.

Moradores atingidos pelas enchente

O programa “Recomeçar”, garantiu recursos financeiros mínimos ao “recomeço” de quem perdeu quase tudo. Além de um auxílio financeiro aos que sofreram pelos desastres, a Defesa Civil do município realizou a entrega de 90 colchões para os moradores da Águas Lindas, e mais 110 serão entregues, totalizando 200 colchões. O “Programa” foi criado pelo decreto Nº 2117/22, que tem como finalidade a adoção de medidas urgentes para garantir assistência às famílias em vulnerabilidade social, atingidas pelas fortes chuvas e alagamentos que ocorreram no Estado no primeiro semestre deste ano.

A coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, Cristiane Ataíde, falou sobre o trabalho do órgão na comunidade. “É a primeira vez que o município passou por essa situação de calamidade, e estamos empenhando nossos esforços para amenizar as perdas dessas famílias. Hoje estamos realizando a entrega desses colchões, posteriormente vamos fazer a entrega de cestas básicas. Mais do que isso, nós desenvolvemos um trabalho de acolhimento a essas famílias em situação de risco, com o apoio do serviço social da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT)”, falou a Coordenadora.

Colchões que foram entregues

As ações de proteção e defesa civil compreendem cinco aspectos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O órgão atua antes, durante e depois de situação de Emergência, desastres e circunstâncias em que vidas correm riscos.

Em resumo, a Defesa Civil é essencial para a segurança e bem-estar das comunidades em face de desafios naturais e humanos imprevisíveis. Sua atuação vai desde a prevenção e preparação até a resposta e recuperação, tornando-se uma parte integral da construção de sociedades mais resilientes e capazes de enfrentar os diversos perigos que possam surgir.

Serviço:

Defesa Civil Ananindeua: (91) 993398726