Caminhada Agosto Lilás mobiliza mais de 350 cidadãos de Ananindeua no combate à violência contra a mulher

25/08/2023 12h30 - Atualizada em 25/08/2023 13h01

O município de Ananindeua aderiu a campanha nacional “Agosto Lilás”, que enfatiza o enfrentamento à violência doméstica no país. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEGUP), em 2023, o Pará tem uma vítima de feminicídio a cada 6 dias, o número representa um aumento de 20% do registrado no primeiro semestre de 2022. Buscando diminuir esses dados, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), vem realizando diversas ações durante o ano no município.

Nesta sexta-feira (26), foi com o grito “Não se cale”, que a equipe da SEMCAT, juntamente com a sociedade civil, foram para as ruas da cidade levando informações de conscientização à população no combate a violência contra a mulher, a ação contou com faixas e mensagens de prevenção. A caminhada saiu da frente da Praça da Bíblia, na Cidade Nova, bairro Coqueiro, e percorreu a Rua da Providência, seguindo até o Complexo da Cidade Nova 8, onde foi finalizada. O evento contou com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN) e dos agentes da Guarda Municipal.

A secretária da SEMCAT, Marisa Lima, destacou a importância de refletir e combater a violência diariamente. “Essa campanha fomenta debates importantes sobre a relevância e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, sobre a Rede de Proteção e sobre os direitos das mulheres na perspectiva da igualdade de gênero. A conscientização da população como um todo é muito importante porque vamos colocar um basta na violência contra a mulher. A gestão do prefeito doutor Daniel Santos tem esse compromisso, na elaboração de políticas públicas para garantir os direitos e a proteção da mulher. Hoje, o nosso município conta com a Lei Municipal nº 3.300 que protege as servidoras vítimas de violência doméstica. Em breve teremos a Casa da Mulher Brasileira, que vem fortalecer as redes de proteção à mulher. Hoje temos os CRAS, CREAS e a Secretária da Mulher”, disse a secretária.

Dona Maia de Lourdes, de 65 anos, fez questão de participar da caminhada. “Já sofri violência psicológica do mês ex-marido. Não aguentei as humilhações que ele me fez passar e acabei entrando em uma depressão. O CRAS foi de grande apoio para que eu entendesse tudo o que eu estava passando, que aquilo também era violência. A equipe do CRAS Curuçambá me ajudou a sair da situação que antes eu estava e hoje posso dizer que sou feliz. Então participar dessa caminhada de conscientização é muito importante porque, através do meu relato, posso mostrar que sim, é possível denunciar e mudar de vida”.

Eli do Sousa, de 67 anos, aprovou a iniciativa. “Eu e meu irmão estamos aqui acompanhando a nossa mãe e minha esposa nessa causa tão importante para as mulheres. Minha mãe tem 87 anos e está aqui caminhando, fazendo a parte dela e isso é um motivo de orgulho para nós que somos filhos. Estão todos de parabéns por promover essa caminhada”, relatou.

Conheça os serviços da Prefeitura para proteção às mulheres vítimas de violência

* Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT)

- Passagem Sueli, esquina com Avenida Cláudio Sanders, bairro Centro.

*Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

CREAS I: Arterial 18, CN VII, WE 72 nº 201, bairro Coqueiro;

CREAS II: Conj. COHAB, Travessa D, nº 12, bairro Águas Brancas;

*Secretaria da Mulher (SEMMU)

- BR 316. KM 08, bairro Centro

*Casa da Mulher Brasileira

- TV. Quinta das Carmitas, nº 1172, bairro Maguari.

*PARÁPAZ

- Cidade Nova V, WE 31, nº 1112, bairro Coqueiro.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA, DENUNCIE!

LIGUE: 180