Escola Amélia Reis é reinaugurada 100% revitalizada

28/03/2024 16h41 - Atualizada em 28/03/2024 16h49

Já são 69 unidades escolares  da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RMEA) revitalizadas pela atual gestão municipal da Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Amélia Reis Freitas, localizada no bairro Centro, foi entregue à população na tarde quarta-feira (27), após passar por uma revitalização integral de seus espaços.

“O sentimento meu e de toda a comunidade é de gratidão. Nós passamos, aqui, por muitas situações. Quando a escola foi fundada, tinha poço no meio do pátio, entre outras coisas. E, hoje, ver a escola do jeito que está, é maravilhoso. Todo mundo está encantado”, contou, entusiasmada, a gestora da EMEF Amélia Reis Freitas, Joaceli Vitelli Valente.

A escola possui turmas que vão do Pré I (Educação Infantil) ao 5º ano do Ensino Fundamental. A unidade de ensino conta com sete salas de aula e uma sala multifuncional onde acontece o atendimento educacional especializado (AEE) e funciona em dois turnos (manhã e tarde).

Além de ter todos os espaços os seus espaços revitalizados, a EMEF Amélia Reis ganhou uma sala de coordenação e uma área de recepção, as quais antes não havia na unidade.

“Com isso, a gente nota o entusiamo de todo mundo. Das crianças, dos professores e de todos os funcionários, de vir para escola e de fazer o seu melhor”, fletiu a gestora da escola.

Durante a reinauguração da escola, visitando as salas, o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, perguntou à turma do 1º ano da tarde da escola Amélia Reis sobre o que os alunos mais gostaram da escola. E eles, conjuntamente, responderam: “a professora!!!”. O momento marcou o evento.

“É muita emoção, porque a gente vê a sinceridade no olhar e no sorriso de cada criança. Isso é muito gratificante. A gente vê que os alunos realmente estão amando estar na escola”, relatou a professora Marcilene Brandão, regente da turma do 1º ano na escola.

Escola de foco

A secretária municipal de educação de Ananindeua, professora Ana Paula Renato, destaca o trabalho desenvolvido pela EMEF Amélia Reis Freitas e os resultados positivos alcançados. “Esta é uma escola de foco, porque é uma escola que tem um dos melhores indicadores de qualidade de educação no município. Portanto, nada mais justo do que você dar melhores condições de trabalho para os servidores e um ambiente escolar revitalizado e humanizado para todos os alunos.

Vale lembrar que a EMEF Amélia Reis Freitas foi 1º lugar dentre as escolas municipais Polo II no SAEB 2022 e na OPA 2023.

69 unidades de ensino revitalizadas

“É um marco. Hoje, nós temos escolas revitalizadas na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua e por todo o município, para trazer a melhoria e a qualidade para o bem viver de todas as comunidades”, disse a titular da SEMED, professora Ana Paula Renato.

Ela destacou: “a escola Amélia Reis faz 45 anos de fundação no próximo dia 2 de abril. E ela recebeu uma revitalização, uma nova estrutura, um reordenamento de seus espaços físicos. O que inside em uma boa aprendizagem, na melhoria da qualidade de vida dos servidores, dos alunos e da comunidade também. Então, a educação de Ananindeua, realmente, está em outro patamar”.

O prefeito, Doutor Daniel Santos, ressaltou, em seu discurso, o objetivo de revitalizar todas as unidades que compõem a RMEA: “temos vivido uma transformação da Educação aqui do município”.