OPA 2024: Olimpíada Pedagógica que levará alunos para a Europa tem abertura em Ananindeua

Na segunda edição, quem participa são as turmas de 5° e 9° ano da Rede Municipal de Ensino

07/06/2024 17h55 - Atualizada em 07/06/2024 19h16

Nesta sexta-feira, 7, ocorreu no auditório Altimá Alves, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a abertura oficial da OPA 2024 - Olimpíada Pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua. Esta é uma realização da Prefeitura de Ananindeua, por meio da SEMED, e está na segunda edição.

Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos.O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, adiantou a novidade afirmando que pelo segundo ano consecutivo, as turmas que ficarem em 1.º lugar geral na OPA, ou seja, que vencerem o Prêmio Especial, vão ganhar uma viagem internacional para a Europa. “A Olimpíada Pedagógica de Ananindeua (OPA) é um grande marco, permitindo que, além de competir, melhorar e evoluir, os alunos tenham a oportunidade única de viajar para Europa, passar pela França e Portugal, conhecer um pouco da cultura e estudar. Então, vamos manter a mesma premiação do ano passado, as escolas vencedoras deste ano também irão para Europa, para a Disney”, revelou o prefeito.

Professores e gestores escolares estiveram presentes .Instituída pela Lei Municipal n.º 3.303, a OPA dispõe de regras e critérios. Nos anos ímpares, participam turmas de 5.° e 9.º ano da Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua. Já em anos pares, como é o caso de 2024, participam as turmas do 4.º e 8.º ano.

Durante a abertura oficial da OPA 2024, professores e gestores escolares estiveram presentes representando as unidades de ensino participantes e tiveram a oportunidade de saber mais sobre o andamento da segunda edição da olimpíada que visa incentivar os estudos de forma colaborativa nas mãos de 60 unidades de ensino participantes.

Secretária de educação de Ananindeua, professora Ana Paula Renato.A Secretária de educação de Ananindeua, professora Ana Paula Renato reflete: “em 2022, foi colocada a Olimpíada Pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática no município. É uma inovação, porque quando o projeto é invertido e acompanhado, o resultado não poderia ser outro; a pessoa é preparada para seguir as etapas da escolarização. Tudo é pensado, a entrada, a permanência e a terminalidade, para os alunos seguirem para o Ensino Médio com o conhecimento que dê oportunidade de seguir a vida acadêmica”.

Na edição 2023 da OPA, as turmas vencedoras que ficaram em 1.º lugar geral e ganharam o prêmio especial foram a turma do 5.º Ano AT da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) União e Fraternidade e a turma do 9.º Ano AT da EMEF Senador Álvaro Adolfo. Alunos, professores e os gestores dessas turmas também estiveram presentes na abertura da OPA 2024.

Alunos acreditando no aprendizado.''A OPA é uma oportunidade única na vida. A viagem é um sonho! Porque, meus pais não poderiam me proporcionar uma viagem internacional. E, agora, consegui. É tudo fruto de muito estudo e dedicação”, relatou a aluna Jheniffer Alves, 11 anos, da Escola União e Fraternidade, que faz parte de uma das turmas vencedoras e agora cursa o 6.º ano.

Gestora da na EMEF União e Fraternidade há 7 anos, Deuza Brito celebra: ''estamos extasiados com essa notícia de termos ganhado a OPA 2023. Foi uma experiência muito rica. Um trabalho árduo que foi direcionado a todos os professores da escola e todos os funcionários estavam envolvidos. As nossas perspectivas sobre o concurso eram positivas, sempre acreditamos em nosso trabalho, nos alunos e na competência de cada professor, de cada envolvido. Será uma viagem que nunca mais vamos esquecer. Eu não tenho palavras para agradecer por tudo. Foi muito difícil, muitas lutas, porém, vencemos!”.

Carmen Maranhão, gestora da EMEF Senador Álvaro Adolfo.Carmen Maranhão, gestora da EMEF Senador Álvaro Adolfo, afirma: ''a OPA veio para somar com a educação. Já tínhamos um trabalho feito há muito tempo e a colheita desses frutos vieram agora. Se plantamos, regamos e colhemos. Para nós, educadores, é um prêmio muito grande em saber que nossos alunos estão preparados para o Ensino Médio, preparados para vida. Tivemos muitos desafios e tivemos que mudar a rotina da escola toda. As expectativas para a viagem são maravilhosas. Só de ver o rosto do aluno feliz, que um dia sonhou em viajar para Europa, em sair do Brasil, isso para nós, gestores, é como ganhar na "mega sena".

Texto: Amanda Duarte _ SEMED