Prefeitura de Ananindeua entrega a 11ª Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reformada

26/08/2021 14h52

Na manhã desta quinta-feira (26), a prefeitura de Ananindeua entregou a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Roraima-Amapá, no bairro do Curuçambá. Essa foi a 11ª unidade revitalizada em oito meses de gestão. Para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, o município de Ananindeua conta com 63 UBS’s. De acordo com a Prefeitura Municipal, serão reformadas 15 Unidades por ano, ou seja, em quatro anos todas serão revitalizadas.

“O nosso compromisso é entregar 15 Unidades revitalizadas ainda neste ano, o que vai dar em torno de 25% das Unidades Básicas de Saúde de Ananindeua reformadas. Hoje estamos entregando a 11ª e seguimos firmes para chegar na 15ª até dezembro. Importante destacar que acabamos de investir aqui no bairro do Curuçambá 14 milhões, a fim de melhorar a vida das pessoas que aqui moram”, afirmou o prefeito doutor Daniel Santos.

Para Paulo Henrique, autônomo, morador há 20 anos do bairro do Curuçambá, a reforma da UBS representa mais qualidade para a população e também para os servidores. “Estou admirado com essa obra, para mim não foi uma reforma e sim uma construção. O espaço era inadequado, muito pequeno, não era estruturado. Agora a unidade mudou completamente, eu gostei muito, pois era isso que a comunidade queria”, destacou.

O morador seguiu detalhando a expectativa em torno da revitalização da UBS. “Os bairros precisam de mais infraestrutura na área da saúde, isso é o que a gente mais precisava devido a pandemia, já que ela nos trouxe esse medo. Precisamos de dignidade, de obras bem feitas, como essa que nos foi entregue, pois é o dinheiro público que tá sendo utilizado e com uma obra bem feita não precisa ficar toda hora reformando. Agora, nós da comunidade, precisamos zelar por esse espaço”, disse Paulo Henrique.

A Unidade Básica de Saúde Roraima Amapá foi implantada no município de Ananindeua no ano de 2002 e oferta os serviços de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, serviços de curativo, realização de PCCU, atendimento em clínica médica e de enfermagem, atendimentos aos grupos de hipertensão, diabéticos, pré-natal, puericultura, tuberculose, hanseníase, saúde mental, planejamento familiar, entre outros. Atualmente, a UBS conta com 03 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e atende mais de 12 mil pessoas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma diversidade de serviços como: consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, entre outros. Entre as UBS’s que já foram entregues estão a do Saré, Ananindeua Centro, Pedreirinha, Ariri, Nova Águas Lindas, Guajará I, Águas Brancas, Icuí, UBS Heliolândia Rural e Curuçambá Rural. Já as Unidades que estão passando por reforma são: UBS Nova Zelândia. Ainda na área da saúde, a Prefeitura está executando diversas outras obras importantes como a construção do Centro de Zoonoses e de duas Policlínicas, uma do lado Norte e outra do lado do Sul da BR 316.