Aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid é marcada pelo sentimento de esperança em Ananindeua

01/09/2021 19h06
Secom

Alívio e esperança. Essas foram as sensações que Diana Palhetam, de 52 anos, sentiu depois de ter recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, nesta quarta-feira (1º) em Ananindeua. De acordo com a dona de casa, a vacina além de garantir resistência ao vírus, dá ânimo para o enfrentamento à pandemia.

"Estou muito feliz. É maravilhoso estar recebendo essa segunda dose, nos dá conforto, mas também uma esperança de que a gente possa vencer esta pandemia, que infelizmente muitos não conseguiram. Agora, com o ciclo completo, é só alegria e tranquilidade, mas claro que vou continuar tomando os cuidados necessários”, disse emocionada Diana, que recebeu sua primeira dose no mês de junho.

Diana foi uma das centenas de pessoas que tinham agendamento para tomar a segunda dose da Pfizer no período de 1º a 10 de setembro. O município disponibilizou 9 postos de vacinação espalhados nos lados norte e sul da cidade para facilitar a locomoção e garantir que o esquema vacinal seja completo.

A felicidade de poder tomar a segunda dose também ficou estampada no rosto do casal, Ivan Pinto e Alcilene Pinheiro, de 53 anos, que foram juntos receber o reforço do imunizante. “Há 21 anos compartilhamos momentos felizes e tristes, esse não poderia ser diferente. Tomamos a primeira dose juntos, agora a segunda dose e já estamos esperando o reforço da terceira dose. Com tudo isso que estamos passando no mundo, essa vacina representa esperança de que tudo isso passe”, comentou Ivan ao lado de sua esposa. Alcilene complementa: "É uma sensação de alívio e, também, de estar cumprindo um dever social. Quem não se vacina expõe os outros ao perigo de contágio”.

 

Vacinação avança

De janeiro até o momento, 383.857 mil doses já foram aplicadas na população, sendo 283.282 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) e 100.575 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante. Os dados consolidados são da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Ananindeua.