Ananindeua vacinou adolescentes de 12 anos contra a Covid-19

22/09/2021 20h01

Nesta quarta-feira (22) o município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), vacinou os adolescentes de 12 anos sem comorbidades, tornando-se a primeira cidade do Pará com mais de 500 mil habitantes a vacinar este público alvo. Em agosto, Ananindeua tornou-se o primeiro município paraense a vacinar abaixo dos 18 anos. O imunizante utilizado foi da PFIZER, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em jovens entre 12 a 17 anos. Mas essa não foi a única marca alcançada pelo segundo município mais populoso do estado e que tem uma população estimada de mais de 535 mil pessoas. Ananindeua já ultrapassou 70% de sua população vacinada com a primeira dose da vacina anti-Covid.

Para o Edvan Lopes, de 12 anos, é um momento muito importante para ele e para a sua família poder receber a primeira dose da vacina. “É muito bom saber que agora as pessoas com 12 anos podem se vacinar. Acho muito legal, pois é uma proteção também para a família inteira, e uma felicidade. Eu queria logo que essa pandemia acabasse, pois sei que muitas pessoas morreram por causa dessa doença. Eu poderia deixar um recado para pessoas que não se vacinaram ainda, vacine-se, pois só com a vacina você vai se proteger contra covid-19”, disse o estudante.

Ananindeua vem se destacando com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Nos cinco primeiros meses a gestão municipal conseguiu concluir a vacinação do grupo prioritário de pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e iniciou a vacinação de pessoas sem comorbidades. No início do mês de agosto, a Prefeitura Municipal finalizou o grupo de pessoas com mais 18 anos sem comorbidades e decresceu a faixa etária para os adolescentes de 17 anos.

De acordo com Sâmia Borges, Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), o município celebra poder ter realizado a vacinação dos jovens de 12 anos. “É uma vitória, pois desde janeiro estamos na campanha de vacinação contra a Covid-19 e chegamos na faixa etária de 12 anos, e isso é uma alegria muito grande. Os próximos passos da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua é retornar assim que possível, assim que o município receber mais doses vamos ter o calendário dos grupos remanescentes com a primeira dose e fechar o calendário com a segunda dose de quem está pendente. Nas redes sociais da prefeitura vamos postar todas as informações, os locais e o público alvo”, ressaltou a diretora da Sesau.

Vacinação de segunda dose

Ananindeua vai seguir vacinando nesta quinta-feira (23), desta vez será a antecipação com a segunda dose da Pfizer para o público alvo de pessoas que tenham agendamento até o dia 03.10.21. A prefeitura municipal disponibilizou oito pontos de vacinação e o horário será das 08h30 às 13h30.

A Secretaria de Saúde de Ananindeua destaca que a segunda dose deve ser da mesma vacina aplicada na primeira dose. Os documentos necessários são: RG, CPF e o Cartão de vacinação. A divulgação do calendário vacinal com o chamamento do público alvo é realizada nas redes sociais oficiais da Prefeitura e sempre ocorre à medida que novas doses chegam do município.

Balanço de vacinação em Ananindeua

De janeiro até o momento, 488.893 mil doses já foram aplicadas na população, sendo 301.904 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) e 185.989 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante.