A Prefeitura de Ananindeua inicia mais uma semana da campanha de vacinação contra o Sarampo, “A vacina vai até você”

20/09/2021 20h00

Esta é uma ação de intensificação de vacinação que iniciou no último dia 13 de setembro e será realizada até o dia 13/10/2021. Neste período equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) estarão vacinando em 11 espaços cedidos por redes de supermercados e atacadão, distribuídos pelo município, além de 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O principal objetivo da campanha é garantir uma abrangência elevada na prevenção de novos casos.

O público alvo são crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade; Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente; Adolescentes e adultos até 59 anos; Profissionais de saúde e os Colaboradores das redes de supermercados. A meta é vacinar 75 mil pessoas.

O sarampo é uma doença viral aguda e extremamente grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas desnutridas e imunodeprimidas. A transmissão do vírus ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo às pessoas sem imunidade contra o sarampo.

Em Ananindeua, no período de janeiro a setembro de 2021, foram cinco os casos notificados, sendo 01 caso confirmado. No entanto, a cobertura vacinal esta baixa, apenas 20,21% de uma população de 7.408 crianças está  vacinada.

Calendário de vacinação contra o sarampo

20.09 (Segunda-feira):
- Supermercado Colina - Cidade Nova 6
- Supermercado Líder - BR 316

21.09 (Terça-feira):
- Mix Atacarejo - Rodovia Mário Covas

22.09 (quarta-feira):
- Mix Atacarejo - Jaderlândia
- Supermercado Cidade - Rodovia Mário Covas

23.09 (quinta-feira):
- Mix Atacarejo - Estrada do Maguari
- Mix Atacarejo - Jaderlândia