Ananindeua reforça ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

18/09/2021 15h41

O suicídio é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, são registrados cerca de 13 mil suicídios todos os anos. Aproximadamente 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a Prefeitura de Ananindeua, por meio das secretarias de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e Saúde (Sesau), preparou uma programação especial durante todo o mês de setembro com palestras, rodas de conversas e caminhadas a favor da vida no município.

Nesta segunda-feira (20, as equipes das secretárias estiveram com os moradores da comunidade quilombola realizando uma ação conjunta. A atividade já é corriqueira no local, pois acontece todos os meses, porém dessa vez  trouxe o tema “Setembro Amarelo: Falar é Preciso”, com a palestra da coordenadora do Fórum Permanente de Entidades Negras de Ananindeua e Conselho de Igualdade Racial, Simone Miranda, atividades lúdicas com as crianças, consultas médicas e vacinas.

“Sabemos que a comunidade quilombola vive uma situação ímpar pelo local em que está localizada. E a nossa gestão está aqui para ser parceira da comunidade, queremos cada vez mais estar próximos das pessoas daqui do Abacatal. Hoje, trouxemos serviços de saúde aliados a serviço na assistência social. Esperamos em breve estar fazendo a estrada de acesso que já é uma demanda antiga da população”, afirmou o prefeito doutor Daniel.

A ação contou com atendimento médico, vacinas de Sarampo, H1N1, Trips Viral e a terceira dose do imunizante para os idosos de 70 anos ou mais, além da segunda dose para quem perdeu.

“Nosso intuito é levar qualidade de vida aliada à prevenção aos moradores da comunidade. Nesta segunda-feira (20), estamos com atendimento médico, triagem de enfermagem e vacinação. E o principal de tudo, é que o paciente é atendido pelos 3 médicos disponíveis e já sai daqui com a medicação. A comunidade também conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que oferece os serviços de atenção primária à saúde das famílias”, comentou Suzi Baía, coordenadora das Ações em Saúde Itinerante

Para Wuarlen Seabra, de 21 anos, morador da comunidade, aprovou a iniciativa. “Vim tomar vacina e buscar atendimento médico. Aproveitei também para trazer a minha avó para tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19 e ficar 100% imune. Está sendo muito boa essa ação aqui no quilombo, pois é importante está sempre se cuidando”, afirmou.

Na ocasião, também teve serviços realizados pela equipe do CRAS Estrela Ananin, com serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa Criança Feliz (PCF).

“Todos os meses a gente tem o projeto CRAS no Abacatal. Ao invés da comunidade do Abacatal ir até o CRAS, é o CRAS que vem com todos os serviços até a comunidade. Aqui eles contam com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin, que oferece o acolhimento e promove um atendimento diferenciado às famílias da região, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia”, concluiu a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Joane Barbosa, de 20 anos, aproveitou para fazer tudo o que precisava durante a ação. “Hoje foi muito produtivo, consegui atualizar o meu cadastro no CadÚnico, me consultei e tomei as vacinas. Ainda vou sair com uma cesta básica, que vai ser de grande ajuda para a minha família”, disse a moradora.

Durante a ação do Setembro Amarelo na Comunidade Quilombola, as famílias também foram beneficiadas com o programa Ananin Solidária, que até esta segunda-feira (20) já arrecadou e distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos por todos os bairros da cidade.

As famílias são selecionadas através de um mapeamento realizado por lideranças comunitárias, associações de bairros e pelos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS. Todos os 10 CRAS do município já foram atendidos com o projeto.

Como doar?

Os Pontos de arrecadação são:

- Associação Empresarial de Ananindeua-ACIA - Rua José Marcelino de Oliveira, 399 - Centro - Próximo à igreja matriz. Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira;

- Sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) - Rua Júlia Cordeiro, 67 - Águas Brancas. Das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira;

- Postos de vacinação contra a Covid-19. Das 8h às 13h.

Texto: Rosane Linhares

Foto: Ricardo Amanajás