Castramóvel realiza semana de atendimento para os Pets no Maguari

A meta é realizar cerca de 100 castrações em gatos e cachorros

12/03/2024 13h54 - Atualizada em 12/03/2024 17h00

Secretaria de Saúde de Ananindeua segue atendendo cães e gatos do município.A Prefeitura de Ananindeua, através da  Secretaria Municipal de Saúde (SESAU),  realiza mais uma edição do Castramóvel. O serviço está sendo ofertado desde a última segunda-feira (11), na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, localizada na Rua Cláudio Sanders, n.°1670. A ação segue com duração de quatro dias, e a meta é realizar cerca de 100 procedimentos cirúrgicos, em gatos e cachorros, que antes da castração recebem avaliação médica e exames de sangue.

No primeiro dia, mais de 40 cães passaram pela triagem e hoje, mais de 60 gatos foram avaliados para a castração. Para os donos dos pets, a ação chegou em boa hora e fez a diferença, principalmente no que se refere ao amor e cuidado com os filhos de quatro patas.

Viviane Rodrigues, dona do Gatinho Silver.

"Eu moro aqui na Quadra do Maguari, e fiquei muito feliz quando soube que o Castramóvel viria pra cá. Eu tenho um cachorro também que já tem quatro anos, mas nunca consegui castrar. E agora o gatinho que já tem sete para oito meses, se Deus quiser eu já vou conseguir. Essa ação é muito importante para o controle, porque as cadelas e as gatinhas ficam prenhas, e muitas vezes as pessoas não têm possibilidade de cuidar ou não querem. Aí jogam na rua e fica aquela super população de animal, tanto de cachorro, como de gato, a castração é justamente para ter esse controle", declarou Viviane Rodrigues, dona do Gatinho Silver.

Lérica Poll, participa pela terceira vez do Castramóvel.Quem estava com o olhar curioso, mas comportado na espera pela avaliação com o veterinário era o gato Pantera. A dona do Pantera, a Engenheira Civil Lérica Poll, participa pela terceira vez do Castramóvel e é só elogios para essa ação voltada aos pets.

"É a terceira vez que eu estou participando do Castramóvel. Eu tenho cinco gatos. Esse é o terceiro que trouxe para castrar, faltam mais dois. Acho muito importante essa ação. Até mesmo porque isso não é só para gatos, é para o cachorro também, facilita a questão da saúde deles. Porque a gente vê que quando eles entram no cio eles somem, eles brigam. É uma questão de saúde pública também. E aqui sempre ocorreu tudo bem. Os médicos são super atenciosos. As pessoas que são responsáveis pelo programa também são atenciosas, dão todas as instruções, dão suporte, isso é muito importante", comentou.

Elma Araújo, Protetora de animais."Graças ao nosso prefeito, que fez essa ação maravilhosa, que ajuda bastante tantos os cachorros, quanto os gatinhos. Eu resgato, os gatinhos, e trago, graças a Deus, todos passaram na avaliação, esse daqui é o da minha irmã, é o quinto animal que será castrado. Participo do Castramóvel desde o início e já trouxe gatos e dois cachorros, dois cachorrinhos da minha mãe. O atendimento da ação é maravilhoso, assim, eu acho que a melhor ação que já se teve, né? É o cuidado, o amor mesmo pelos animais", declarou Elma Araújo, Protetora de animais.

Márcio e Socorro Amorim, protetores do Thor.E teve Pet que foi acompanhado dos pais na ação, como é o caso do Gato Thor que por ser de temperamento forte, aguardava na caixa - box sua vez para atendimento.

"A gente tomou conhecimento do castramóvel pelas redes sociais. Como nós temos só gatos e eles costumam estar brigando, se estressando. Então, para evitar que eles briguem e se firam, né? A gente trouxe para castração. Eles avaliam, fazem a avaliação da coleta de sangue. Temos três gatos esse é o Thor. O castramóvel é importante, porque evita que as pessoas abandonem os animais, evitam de deixar por aí o bichinho. A gente castrando eles ficam mais dentro de casa, e o castramóvel vem resolver isso. Muitas famílias por aí não têm como pagar esses custos e aqui é tudo grátis, concluiu o senhor Márcio Amorim, acompanhado da esposa, dona Socorro Amorim.

Serviço Castramóvel

O Castramóvel de Ananindeua é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: os tutores dos pets devem ser moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, os animais devem estar saudáveis e com idade entre 07 meses a 03 anos de vida, o animal deve estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 12 horas para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio, o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes. Fique de olho nas redes sociais da Prefeitura para saber quando o Castramóvel estará no seu bairro.