Prefeitura de Ananindeua promove evento sobre Saúde dos Adolescentes
O evento teve o objetivo de melhorar o acolhimento e garantir um atendimento ainda mais humanizado e integrado.
Secom
Palestra sobre saúde sexual dos jovens.
Nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou o evento “Saúde e Bem-Estar do Adolescente”, no auditório da UNAMA – BR, para a qualificação de profissionais que atuam no atendimento a adolescentes das áreas da saúde, educação, conselhos tutelares, CRAS e outras instituições do município.
O programa abrange muito mais do que apenas o ambiente escolar; ele ensina os adolescentes a estarem atentos ao seu próprio comportamento e à sua saúde, incentivando-os a buscar ajuda quando necessário.
Dielly Colares, coordenadora do Programa ″Saúde nas Escolas″.A coordenadora do Programa “Saúde na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, Dielly Colares, destacou a importância desse programa para os jovens e adolescentes na rede municipal.
“O Programa Saúde na Escola é fundamental para levar ações de saúde diretamente às escolas, incluindo campanhas sobre obesidade, violência e bullying. Além disso, trabalhamos intensamente com campanhas de conscientização sobre saúde bucal e promovemos um ambiente escolar pacífico, combatendo a violência e incentivando a paz”, explicou a coordenadora, que ainda enfatizou o objetivo do programa.
“Essas iniciativas são essenciais para garantir que nossos jovens tenham acesso à informação e aos cuidados que precisam para se desenvolverem de forma saudável e segura. Estamos comprometidos em continuar essa missão e fazer a diferença na vida dos nossos alunos”, finalizou Dielly Colares.
Psicólogo do SAAD, Victor Carvalho.Victor Carvalho, psicólogo no Serviço de Acolhimento de Adolescentes (SAAD), vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), destacou a importância do trabalho desenvolvido com os jovens em abrigos.
“Acredito que a capacitação promovida pela SESAU tem sido fundamental para aumentar a conscientização sobre os sinais de risco à saúde nas escolas, especialmente em relação aos transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, que são cada vez mais comuns entre os adolescentes. É crucial que os adolescentes em abrigo recebam uma atenção especial, considerando a vulnerabilidade em que se encontram. Isso vai além da saúde física; a responsabilidade pela saúde mental também recai sobre as escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nós, técnicos do abrigo”, falou Victor.
Camila França, assessora técnica da SESAU e coordenação do “Programa Saúde do Adolescente eCamila França, assessora técnica da SESAU. Jovem”, falou sobre os principais temas abordados durante o evento “Saúde e Bem-Estar do Adolescente”, realizado entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro.
“O encontro intersetorial tem como objetivo integrar ações voltadas para os adolescentes, que são definidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde como aqueles entre 10 e 19 anos. Durante os dois dias de qualificação, focamos em temas prioritários para essa faixa etária, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a participação de uma promotora de justiça do Ministério Público, que discutiu a prevenção de violências e a promoção da cultura da paz, incluindo questões relacionadas ao bullying”, explicou Camila, que ainda destacou outros pontos importantes do evento.
“Um dos destaques foi a importância da saúde mental dos adolescentes, promovendo intervenções que fortalecem fatores de proteção e melhoram as condições comportamentais. A saúde bucal também foi abordada, com foco nas principais doenças que afetam os jovens durante a puberdade”, finalizou Camila.
Ainda no evento, foram discutidos outros temas de grande importância para a saúde dos jovens e adolescentes do município, como a vacinação, que foi um tema bastante abordado: vacina meningocócica C, tétano (TT), dengue e HPV, especialmente para jovens entre 9 e 14 anos, visando à prevenção de tipos específicos de câncer. A promoção dos direitos à saúde sexual e reprodutiva também foi enfatizada, com abordagens sobre infecções sexualmente transmissíveis e a importância do uso de preservativos.
Métodos contraceptivos hormonais também foram discutidos em colaboração com a assistência farmacêutica. A obesidade foi outro ponto crucial da pauta, com estratégias para diagnóstico e prevenção por meio de atividade física. A nutrição saudável foi ressaltada como fundamental para evitar doenças crônicas não transmissíveis.
O evento contou com metodologias ativas e dinâmicas que envolveram os participantes, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências. Com essas ações integradas, Ananindeua fortalece o cuidado e os direitos dos adolescentes, preparando-os para um futuro mais saudável e consciente.