Prefeitura entrega 144 coletes balísticos para agentes de segurança de Ananindeua

17/06/2021 11h24
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESDS), realizou a entrega de 144 coletes de proteção  balístico para as equipes do efetivo operacional diário da Guarda Civil Municipal. A concessão dos equipamentos faz parte das prioridades da administração na área de segurança pública que tem o intuito de oferecer mais condições de trabalho e segurança para o exercício das atividades da Guarda Civil Municipal de Ananindeua.

Para a agente Janny Melo, que há 10 anos faz parte da Guarda Municipal, os coletes irão garantir segurança no trabalho. “Estamos diariamente nas ruas tentando enfrentar a criminalidade, trabalhando na questão da prevenção, então nós também temos que ter nossa segurança pessoal. É muito importante hoje para Guarda Municipal de Ananindeua a entrega desses coletes, com toda certeza esse aqui é um equipamento primordial para que a gente possa desenvolver nosso trabalho com segurança e qualidade”, comentou. 

O prefeito doutor Daniel Santos esteve presente no ato de entrega e destacou a importância do equipamento de proteção individual. “Nossos agentes trabalham diariamente pela proteção da população e do patrimônio público, por isso é o nosso dever garantir a proteção e preservação da vida deles. O colete balístico faz com que eles possam ir para as ruas sabendo que estão mais seguros e suas famílias estarão cientes de que eles estão indo para as ruas mais protegidos”, afirmou. 

O titular da Secretaria  Municipal de Segurança e Defesa Social, Carlos Alexsandro da Fonseca, reforça sobre o uso dos coletes para melhores condições de trabalho aos agentes, contribuindo para uma cidade mais segura e harmônica. “É um equipamento de proteção individual extremamente importante, pois é praticamente impossível pensar em empregar um operador da área da segurança pública para proteger a sociedade sem que ele tenha o equipamento necessário, que é o colete balístico. Antes enfrentávamos um grande problema, os agentes acabavam tendo que fazer o rodízio praticamente com os mesmos operadores, porque boa parte do nosso efetivo não possuía colete balístico, então hoje todo efetivo da Guarda Municipal já possui colete balístico”, reitera.

Os coletes balísticos foram adquiridos por meio de um convênio firmado entre os Governos Federal, Estadual e a Prefeitura de Ananindeua. Eles são compostos de fibras, que fazem com que a energia do impacto do projétil seja absorvida, eliminando-o e protegendo a pessoa que faz uso do colete. 

Segundo o prefeito doutor Daniel, a gestão continuará investindo na segurança dos agentes da SESDS. “Ananindeua ainda vai investir no armamento, vamos inserir a promoção na carreira dos guardas, valorizando a profissão deles, além da modernização da frota de viaturas”, concluiu. 


Mais investimentos na segurança 

Desde o início do ano, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESDS), vem realizando vários cursos de capacitação para os agentes. 

A primeira qualificação que os guardas municipais receberam ocorreu em janeiro, com o curso sobre Técnica de Abordagem, o qual teve a participação de 81 agentes. Os demais foram: Defesa Civil, com 20 participantes, entre eles bombeiros militares e guardas, onde puderam aprender técnicas de vistorias; o terceiro foi Gerenciamento de Crise – onde os agentes estudaram sobre técnicas envolvendo reféns, rebeliões; o quarto foi sobre Procedimento e Apresentação em Degacias e órgãos competentes, com participação de 100 agentes de segurança, 93 do município de Ananindeua e 7 do município de Marituba; o quinto foi a Pilotagem de Drone – aeronave remotamente pilotada, turma com 28 agentes, entre eles da polícia militar, polícia pena, guarda municipal de Ananindeua e Marituba, bombeiros militares , defesa civil de Ananindeua e de Belém; o sexto foi Tiro Tático e Simulação de Combate, onde 23 agentes participaram, 21 guardas do município de Ananindeua e 2 guardas de Marituba e o sétimo curso foi Resgate em Ambiente Vertical – técnica de rapel, com participação de 30 guardas. 

A última capacitação, realizada entre os dias 31 de maio e 09 de junho, foi o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O objetivo foi de ampliar o efetivo habilitado em embarcações, pois as lanchas são de fundamental importância para o atendimento e a segurança da população ribeirinha. Os concluintes receberam a carteira de habilitação marítima fornecida pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).