Tarde de muita diversão para crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento de Ananindeua

A ação foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, SEMCAT e Rede de Entretenimento Play Games.

31/10/2023 09h11

Diversão para crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento de AnanindeuaOlhos brilhando e sorrisos de canto a canto da orelha marcaram o passeio das crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento de Ananindeua ao parque de diversão. A ação, que ocorreu nesta segunda-feira (30), no Shopping Metrópole, foi graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e a Rede de Entretenimento Play Games.

Primeira vez em um parque de diversãoMarcos (nome fictício), de 10 anos, sorria em cada brinquedo. “Nunca pude brincar tanto e em tantos brinquedos, fui na piscina de bolinhas, no boliche, no basquete, nos carrinhos, num brinquedo que a tia colocou os óculos em mim e parecia que tudo era real, vi o sol, a lua, as estrelas e os planetas. Adorei”.

Beatriz (nome fictício), de 10 anos, corria para desfrutar cada minuto do que era oferecido como novidade. “Foi a minha primeira vez em um parque de diversão. Nunca tinha ido. Simplesmente amei o nosso passeio. Tô muito feliz”, comentou.

Alegria e diversão com descontração Danilo (nome fictício), de 16 anos, agradeceu o passeio. “Gostei de todos os brinquedos. Eu e meu amigo ficávamos disputando quem conseguia mais pontos nos brinquedos. Clero que eu ganhei. Esse dia foi muito bom, a gente pode sair um pouco da casa, passear, brincar, conversar. Obrigado”.

Secretária da SEMCAT, Marisa LimaSegundo a Secretária da SEMCAT, Marisa Lima, a intenção foi levar as crianças e adolescentes para um momento de descontração e lazer. “Toda a criança tem o direito de brincar, de se divertir e ter acesso a momentos de cultura, esporte e lazer. Programamos esta atividade para proporcionar a essas crianças e adolescentes essa oportunidade, além de fortalecer os veículos afetivos. Então hoje foi um dia mágico para elas que fazem parte da proteção especial. Um público que sofreu abandono ou violência nas suas casas e que a Prefeitura acolhe. Esse é um dos momentos que elas nunca viveram antes, então faz muita diferença”, finalizou.

O atendimento do setor de Proteção Social Especial inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. Atualmente, o município de Ananindeua têm três Casas de Acolhimento para o público infantojuvenil, um de 0 a 6 anos, com 10 crianças, outro de 7 a 11 anos, com 15 crianças e um de 12 a 17 anos, com 9 adolescentes.

O trabalho tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária.