SEMCAT realiza debate sobre os desafios do atendimento à pessoa idosa

Prefeitura de Ananindeua promove encontro com o tema “Pessoa Idosa: o papel da Política de Assistência Social”.

01/11/2023 11h59

Encontro no auditório da Faculdade EstácioSegundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% em comparação ao Censo de 2010. Assim, para garantir qualidade de vida à pessoa idosa e um melhor atendimento socioassistencial a esse público, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), promoveu um encontro na última terça-feira, 31/10, no auditório da Faculdade Estácio, com o tema “Pessoa Idosa: o papel da Política de Assistência Social”.

“Nosso encontro reuniu toda a equipe da assistência social da SEMCAT que trabalha nos CRAS, CREAS e ILPI. O objetivo foi fortalecer a rede socioassistencial no atendimento à pessoa idosa, por meio de debates e palestras, e relatar sobre o trabalho intersetorial que já vem sendo realizado com esse público nas nossas unidades”, afirmou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima. E frisou. “Pretendemos consolidar e ampliar as políticas públicas para proporcionar vida saudável aos idosos”.

O evento contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), doutor Augusto Vieira; da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a assistente social, Samea Gênu; e da Fundação La Salle, a assistente social Ingrid Motta, a qual enfatizou que a desigualdade social faz com que a velhice atinja os idosos de forma diferente.

Assistente social Ingrid Motta“É ilusório exigir boa alimentação, exercício físico, atividade cultural, entre os idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Entendemos que o processo de envelhecimento é heterogêneo, por isso o debate é importante para entendermos o idoso, como ele é na sua singularidade para que possamos atende-lo sem discriminação e preconceito”, declarou Ingrid.

Atualmente, os dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua atendem cerca de mil idosos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo dos usuários.

Os dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município e o Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que fazem parte da Proteção Especial, garantem os direitos de aproximadamente 200 pessoas idosas.