SEMCAT e CMAS realizam encontro da Rede Socioassistencial pública e privada de Ananindeua

18/11/2023 14h07 - Atualizada em 18/11/2023 18h16
Secom

Com intuito de aperfeiçoar os serviços prestados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e discutir os principais limites e desafios presentes no cotidiano, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social e a Rede Socioassistencial Privada Ananin, realizaram nesta sexta-feira (17) o 1º Encontro de Rede Privada, com o tema: “Desafios no aperfeiçoamento das ofertas socioassistenciais do SUAS”.

O evento ocorreu no auditório da UNAMA BR e contou com a participação de entidades e organizações de assistência social que possuem fundamental importância para o SUAS, por atuarem em parceria com a Administração Pública no atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social. 

“Criamos este espaço continuado de diálogo com a rede, que prestam serviços públicos  no sentido de identificar os problemas e definir prioridades com o intuito de aprimorar as políticas da assistência social e os serviços prestados às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, seja por meio da rede pública ou privada, pois juntos podemos alcançar mais pessoas e garantir direitos. O encontro foi pensado e planejado durante a gestão da ex- secretária e então presidente do CMAS, Marisa Lima, a qual sempre trabalhou pela garantia dos direitos dos indivíduos”, afirmou a coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina Sousa. 

Dona Maria dos Santos, da associação Salmos 23, considerou positivo o evento. “Estes encontros proporcionam a integração dos serviços existentes na assistência social. Temos a possibilidade de conhecer cada serviço e o papel de cada um deles e, com isso, atender melhor as pessoas em vulnerabilidade. Somente na nossa associação, atendemos aproximadamente 500 pessoas com serviços sociais em geral”.

Já Roseli Martins, da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar, veio de Benevides para poder se qualificar e oferecer o melhor serviço à sua comunidade. “Esse evento é muito importante, não apenas  Ananindeua, mas para todos os municípios, pois nos ajuda a entender melhor as normativas do SUAS. Hoje, trabalhamos com cerca de 120 famílias em Benevides, sendo a maioria em situação de vulnerabilidade social. Então, poder obter mais informações e como podemos melhorar o nosso atendimento é muito válido”. 

A Rede Municipal trabalha visando a qualificação do atendimento, a proteção e a garantia da população que vive em situação de vulnerabilidade social. Neste ano de 2023, o Programa Municipal Braços Abertos atendeu 21 mil 834 famílias acompanhadas pela equipe do PAIF por meio dos 10 CRAS de Ananindeua.