Unidade Básica de Saúde Samambaia é inaugurada no Icuí-Guajará

Moradores de Ananindeua recebem UBS completamente requalificada e estruturada

27/06/2023 14h58 - Atualizada em 27/06/2023 18h50

A manhã ensolarada desta terça-feira (27), foi de alegria para os moradores do Icuí, com a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do local, que agora é a Nova Clínica Saúde da Família Samambaia. Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, a Secretária de Saúde, Dayane Lima, e outras autoridades Municipais.

O Enfermeiro, Jorge Luiz Santos, comentou a importância que a nova Unidade terá para os moradores do Icuí, "Estamos com uma Unidade totalmente revitalizada agora, então melhora a qualidade de assistência. A nossa expectativa é sempre a melhor possível para atender a nossa comunidade. A partir dessa reforma, teremos novos programas para atender o público, como teste do pezinho, atendimento odontológico, exames que serão enviados para o laboratório parceiro e triagem neonatal; tudo funcionando a pleno vapor. Já trabalho aqui há 16 anos e sempre atendemos a comunidade, humanizando a assistência cada dia mais. Tínhamos uma Unidade simples, e agora temos uma mudança de 360 graus".

Laís Souza, Médica, comentou como estavam sendo realizados os atendimentos no local provisório e a expectativa pela nova Clínica, " Estávamos trabalhando temporariamente na igreja, com pouca estrutura, enquanto a UBS estava sendo reformada. Agora, com a nova UBS, nossos pacientes serão recebidos da forma como eles merecem. Queremos atendê-los da melhor forma possível, com humanização, estrutura e conforto".

"A nossa expectativa para os atendimentos odontológicos é a melhor possível. A nossa demanda maior é para as gestantes. Vamos trabalhar para que o serviço flua, e todos estejam satisfeitos", comentou Creuza Castro, auxiliar de Serviço Bucal da Unidade.

Mariana Brito, Servidora Pública, estava muito feliz com a inauguração e afirmou o quanto o trabalho da equipe sempre foi humanizado, " Antes aqui era uma UBS bem humilde, todos os funcionários procuraram dar o seu melhor. Todos sempre foram muito bacanas e humanos. Sempre que eu precisei daqui, fui acolhida. Estou muito emocionada com a nova Unidade Básica de Saúde, com a equipe do posto e com o nosso Prefeito; agora a nossa vida só vai melhorar enquanto saúde. O Prefeito tem olhado para a nossa Ananindeua como um todo!"

"Trabalho em Ananindeua há 10 meses e desde quando eu comecei a trabalhar, a Unidade estava em reforma. E, recebendo a Unidade nova hoje, vejo a organização e carinho com que foi pensada essa reforma, tem bastante medicamentos na farmácia, tudo muito bem organizado, todo o aparato que a gente precisa no consultório para realizarmos um bom atendimento. Ficamos muito felizes de ver um colega de profissão na Prefeitura, realizando um bom trabalho, principalmente na parte da saúde, todas as unidades estão sendo bem cuidadas. Tanto a estrutura, quanto a parte dos profissionais estão sendo bem estruturados aqui em Ananindeua" afirmou Alexandre, Médico Clínico Geral da Unidade Básica de Saúde (UBS).

A gerente da UBS, Ana Carla, agradeceu o apoio e o trabalho com excelência desenvolvido, e enfatizou o quanto era emocionante fazer parte da equipe, pois cresceu na comunidade e foi atendida na UBS quando criança. "Agradeço ao Doutor Daniel, por esse e vários momentos que nos proporciona com seu excelente trabalho em Ananindeua. Quero dizer que é uma honra fazer parte dessa equipe, na qual eu fiz parte, na qual eu cresci. Hoje eu trabalho no local que eu fui atendida na minha infância, e agradeço a todos por toda a ajuda, e desejo que agora que possamos melhorar cada vez mais e atender a nossa comunidade sempre da melhor forma possível".

O Prefeito, Doutor Daniel reforçou a importância da reforma realizada na Unidade e que não deixa a desejar a nenhuma clínica particular,  " Tenho certeza de que, quem olha para trás, deve lembrar quando aqui era uma casinha, um local ruim. Tenho certeza de que todos devem se emocionar, de poder entregar um local, que nada deixa a desejar a uma clínica particular. Estamos entregando uma Unidade Básica de Saúde, completamente requalificada, com a equipe de médicos completa, equipe odontológica completa, tudo muito bem estruturado, sempre pensando no melhor para a nossa população".

O prefeito reiterou ainda a importância de ter profissionais humanizados para os atendimentos, "Eu sempre digo que nada adianta entregar uma parede bonita, um consultório bonito, se não tivermos um profissional para atender. Aqui eu percebi uma coisa, que pra mim foi muito importante desde a primeira sala que eu entrei, todo mundo muito feliz, todos muito animados; mostra o carinho que todos vocês têm por aqui. Então, cuidem bem, se dediquem, parabenizo a toda equipe pelo trabalho que vem sendo realizado".

"A gente aqui em Ananindeua, mesmo com pouco recurso, consegue fazer muito mais e ser o primeiro lugar no Brasil em saúde, e isso se deve a equipe de vocês e a toda Secretaria de Saúde,  pelo esforço e dedicação que desempenham seu trabalho", comentou o Prefeito Doutor Daniel Santos ao parabenizar a equipe da Secretaria de Saúde, pelo trabalho que vem desempenhando.