Setembro Amarelo: Prefeitura promove ação de cuidado com servidores municipais

28/09/2021 11h17

Ajudar, escutar, acolher e procurar entende o outro, são atitudes de coragem e compaixão, que vão além da atividade profissional. Mas quem cuida também necessita de um olhar especial, pois para ajudar o próximo é necessário estar bem com a sua saúde mental.

Pensando em acolher e valorizar esses profissionais que atendem a população, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta terça-feira, 28, no auditório da Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA), um encontro com os servidores.

“A nossa gestão preza pela humanização, tanto nos atendimentos para o público, quanto para os servidores. Então sentimos a necessidade de voltar nosso olhar também para os nossos profissionais, para que se sentissem abraçados e motivados a trabalharem mais felizes, no atendimento à população. Assim construindo uma sociedade mais humana, mais justa, mais fraternal, de valorização ao próximo”, frisou o prefeito doutor Daniel.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, reiterou a necessidade de proporcionar aos servidores um momento de acolhimento e reflexão. “Vimos a necessidade de fazer um dia em alusão a prevenção ao suicídio e cuidar dos servidores. Com a pandemia tivemos um aumento da dos casos, o aumento dos atendimentos e claro isso acaba rebatendo na saúde mental dos nossos servidores. Todos estão sempre à disposição e dando atenção aos nossos usuários, promovendo qualidade na assistência da saúde mental, então nada mais justo que também darmos um cuidado especial para os nossos servidores”.

Essa ação fez parte da programação de prevenção ao suicídio que aconteceu durante todo o mês no município, intitulado “Setembro Amarelo- Viver e valorizar a vida”.

A campanha Setembro Amarelo foi criada há quatro anos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o objetivo de dar visibilidade ao problema e ampliar o debate sobre o tema.