Clínica Saúde da Família Lago Azul ganha sistema de prontuário eletrônico

Já são 41 unidades com o sistema Ananin SUS Digital

08/04/2024 12h12 - Atualizada em 08/04/2024 13h13
Secom

Sistema de Prontuário Eletrônico “Ananin SUS Digital”Na manhã de segunda-feira (8), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a Prefeitura de Ananindeua implementou o Sistema de Prontuário Eletrônico “Ananin SUS Digital” na Clínica Saúde da Família Lago Azul, no bairro do Coqueiro.

Com essa, 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão em funcionamento com a implementação do Prontuário Eletrônico em Ananindeua. 

Gestora da unidade, a enfermeira Elisabeth GimenesGestora da unidade, a enfermeira Elisabeth Gimenes explica: “antigamente, era tudo manual, anotado no caderno de agendamento. Hoje, nós temos o sistema PEC, de prontuário eletrônico, desde a recepção até o atendimento com a enfermagem e com o médico. O que facilita muito, porque dá a oportunidade do paciente já sair daqui com a sua requisição de exame ou de referência com o especialista já agendado”.

O sistema funciona de maneira integrada. O paciente passa pela triagem e depois é encaminhado para atendimento médico via sistema e tem seu atendimento iniciado imediatamente. Os dados dos atendimentos são salvos também no ConectSus, aplicativo utilizado para ter acesso a carteira de vacinação digital. 

Vale destacar que, por meio do prontuário eletrônico, os paciências já saem com o seu cadastro para consultas especializadas (SER ou SISREG).

Ana Paula Ferreira, moradora do Levilândia Para Ana Paula Ferreira, moradora do Levilândia e já atendida nesta segunda-feira pelo sistema “Ananin SUS Digital”, esta é uma boa iniciativa da Prefeitura de Ananindeua. “Acho que facilita muito. É um grande benefício para a população”, disse a jovem.

Tecnologia a favor da populaçãoDayane Lima, titular da SESAU, acredita que este é um recurso necessário: “uma maneira de utilizar a tecnologia a favor da população e de facilitar o trabalho das equipes de saúde. Já são 41 unidades com esse sistema e pretendemos implementá-lo em outras unidades da cidade”.