Primeiro selo “Açaí Bom Que Só” de 2023 é entregue em Ananindeua

11/01/2023 14h40 - Atualizada em 11/01/2023 17h04

O ano começou com o trabalho da Prefeitura Municipal de Ananindeua a todo vapor; e com a SEDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) não foi diferente. No início da tarde desta quarta-feira, 11, o prefeito, Doutor Daniel, entregou o selo “Açaí Bom Que Só” para um estabelecimento com mais de 25 anos de existência e que está dentro de todos parâmetros de qualidade, tratamento e higiene necessários quando o assunto é a venda do nosso amado açaí.

O selo trata-se de uma certificação que os pontos de venda do açaí podem receber da prefeitura desde que estejam de acordo com os critérios exigidos fiscalizados. Os estabelecimentos que recebem o título precisam renová-lo após o período de um ano, garantindo que seguem o padrão necessário.

O empreendimento que inaugura as entregas desses certificados em 2023 é o Açaí do Leno. “Exatamente hoje, nosso negócio está completando 25 anos e tem expandido bastante aqui em Ananindeua, com vendas em aplicativos de entregas e também com revendas para outros lugares, além dos nossos próprios pontos de venda”, disse o proprietário, Leno Luz, de 49 anos, que afirmou vender, diariamente, mais de 100 litros de açaí e revender mais de 200.

“O cliente chegar aqui e ver que a empresa tem o selo de ‘Açaí Bom Que Só’, passa uma segurança tanto para eles, quanto para nós, pois temos a segurança de que está tudo adequado às normas da Vigilância Sanitária”, afirmou Leno, que detalha: “entre as etapas estão a catação, fazemos o procedimento de branqueamento, passa por processo de choque térmico e depois que nós começamos a bater o açaí”.

Carro do “Açaí Bom Que Só” é entregue

Durante a certificação, o carro do selo “Açaí Bom Que Só” foi entregue ao projeto e, a partir de agora vai circular pelo município conhecendo, acompanhando e estimulando que outros estabelecimentos possam estar aptos a receber o selo. “A ideia do carro é ajudar no cadastramento dos pontos de venda de açaí. Existe um link da ‘Casa do Açaí’, onde vamos com os batedores de açaí, aplicamos esse link, fazemos o cadastramento e depois os convocamos para fazer os cursos lá”, disse Jecson Pinheiro, coordenador técnico da SEDEC.

O selo faz parte do projeto a “Casa do Açaí”, em que são oferecidos cursos teóricos e práticos de manipulação de alimentos e sobre todo o processo de produção do fruto, para que, assim, os produtores possam comercializar um produto de qualidade e depois poder receber o selo da Prefeitura de Ananindeua.