Sedec realiza capacitação de batedores de açaí

13/02/2023 08h37 - Atualizada em 13/02/2023 09h07

Na tarde da última quarta-feira (08), a Prefeitura de Ananindeua (PMA), através da “Casa do Açaí”, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) em conjunto com a Vigilância Sanitária(SESAU), realizou a capacitação dos batedores de açaí com a palestra de "Boas Práticas de manipulação de alimentos".

A capacitação, que atendeu batedores de vários bairros, ocorreu na igreja "Labaredas de Fogo", na Cidade Nova II e faz parte do processo de formalização para que o batedor receba o selo do “Açaí bom que só”.

Essa formalização atende o decreto estadual 326 e é um dos pré-requisitos para que o batedor receba o selo.

O selo trata de uma certificação que os pontos de venda do açaí podem receber da prefeitura desde que concordem com os critérios exigidos fiscalizados. Os estabelecimentos que recebem o título, precisam renová-lo após o período de um ano, garantindo que seguem o padrão necessário.

O selo faz parte do projeto a “Casa do Açaí”, em que são oferecidos cursos teóricos e práticos de manipulação de alimentos e sobre todo o processo de produção do fruto, para que os produtores possam comercializar um produto de qualidade e depois poder receber o selo da Prefeitura de Ananindeua.

Para que o participante tenha sua carteira de manipulador de alimentos, ele necessita passar por essa etapa, além de também precisar ter sua carteira de saúde.

Para a titular da Sedec, Ivelane Catarine, qualificar os manipuladores de alimentos da cadeia produtiva do açaí é essencial para que os batedores possam ofertar alimentos seguros aos seus clientes. “É nosso dever fiscalizar, orientar, sobretudo ser parte atuante que dá condições aos batedores se tornarem qualificados para entregar um produto sem riscos nenhum ao consumidor, o açaí faz parte da nossa vida e nós como gestão sabemos da importância desse fruto, tanto quanto alimento diário, como gerador de renda para as famílias”.