Prefeitura de Ananindeua vacina mais de 5.000 alunos no primeiro semestre do ano

Por meio do Programa Saúde na Escola, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação vacinam e levam informação às unidades de ensino

24/06/2024 17h18 - Atualizada em 24/06/2024 19h33

Alunos vacinados dentro de escolas públicas.Milhares de alunos foram vacinados dentro de escolas públicas (entre municipais e estaduais) no primeiro semestre de 2024 pela Prefeitura de Ananindeua, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, executado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SESAU) e de Educação (SEMED) de Ananindeua. Por meio de diversas ações constantes, o PSE não apenas realiza imunizações e atualização de cadernetas de vacinação, como também contempla a abordagem e o compartilhamento de informações sobre diversos assuntos relacionados à saúde e os leva para o âmbito escolar.

“Semana de Intensificação das Ações Integradas”.Além de realizar ações contínuas nas unidades escolares públicas da cidade, o PSE Ananindeua realiza a estratégia “Semana de Intensificação das Ações Integradas” periodicamente. No primeiro trimestre do ano, o PSE imunizou 2.800 estudantes durante a execução dessa intensificação, voltada para a Educação Infantil, e mais de 600 neste segundo trimestre, voltado ao Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Somando-se esses quantitativos à quantidade de vacinações que ocorrem ao decorrer dos meses nas escolas com atualização de cadernetas, chega-se a mais de 5.000 alunos vacinados pelas Prefeitura de Ananindeua em seis meses pelo PSE.

O Programa Saúde na Escola em Ananindeua é coordenado por Soraya Lima, da SESAU, e por Dielly Colares, da SEMED. Juntas, elas organizam e executam estratégias para o andamento das ações. “O objetivo das semanas de intensificação é que a gente possa fortalecer, no ambiente escolar, esses temas. Atrelada à programação anual, a gente promove essa estratégia para que a gente possa monitorar e verificar quais escolas foram atendidas e as que ainda não foram. A gente busca que todas as escolas sejam efetivamente atendidas pelo programa”, explicou Soraya Lima.

As ações do PSE no primeiro semestre foram muito produtivas.Já Dielly Colares reflete: “as ações do PSE no primeiro semestre foram muito produtivas. Acreditamos que, com o empenho das equipes de saúde dentro das escolas, juntamente com os gestores e coordenadores das escolas, nós conseguimos alcançar as nossas metas. A caminhada continua. Ainda temos ações para fazer este ano, mas essa da vacinação, que é o nosso grande foco, acredito que tivemos bons resultados alcançados”.

Na “Semana de Intensificação das Ações Integradas”, realizada durante o segundo trimestre do ano em mais 30 unidades escolares com turmas de Ensino Fundamental e EJA. Dentre as temáticas abordadas no segundo trimestre, estavam: alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da atividade física; saúde mental; verificação da situação vacinal; prevenção de IST e saúde sexual e reprodutiva; prevenção de violência e acidentes; prevenção da cultura de paz; saúde bucal; prevenção e combate à dengue; prevenção ao covid-19; e a importância da higiene para a saúde.

Dentista da SESAU, Ruth Soares.Dentista da SESAU, Ruth Soares leva informações e conscientização sobre saúde por meio da música, junto à equipe. “A gente acha que só falar, conversar e mostrar cartazes, às vezes não fica tão dinâmico. Então, tivemos a ideia de cantar e fazer paródias pra todo mundo cantar e participar, então acaba sendo mais divertido pra eles, que decoram as informações da canção, e pra gente também”, refletiu.

Ana Laura Rodrigues, 10 anos.Aluna do 5º ano EMEF Padre Gabriel Bulgarelli, Ana Laura Rodrigues, 10, anos, conta: “eu achei a ação muito legal e muito divertida. Eu aprendi que a gente tem que escovar direito os nossos dentes pra não ter cárie e também pela nossa saúde”.

Tânia França, vice gestora da EMEF Padre Bulgarelli.“Para os alunos é de suma importância, uma vez que muitos pais e responsáveis às vezes não têm tempo de levar os filhos nas unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Então, as unidades básicas de saúde indo às escolas é muito bom para os alunos e para os pais. Uma parceria entre a saúde, a escola e as famílias”, disse Tânia França, vice gestora da EMEF Padre Bulgarelli, ao refletir sobre os benefícios do Programa Saúde na Escola em Ananindeua.